Fertilidade e o Método de Ovulação Billings

A fertilidade é um estado biológico transitório que depende do potencial de fertilidade do casal. Durante a vida de uma mulher, o ovário passa por diferentes estados de secreção hormonal e ovulação.

O conceito do ciclo ovariano considera que todos os tipos de atividade ovariana encontrados durante a vida reprodutiva são respostas normais a diferentes condições ambientais na qual se vive a mulher, a fim de garantir a saúde da mãe e da criança.

Durante os dois primeiros anos após a menarca, podem ocorrer ciclos anovulatórios ocasionais. Contudo, posteriormente, um ovário saudável exibirá ovulações mensais regulares, caracterizadas por um Ciclo de 36 dias (32, 33 e 35). Os ciclos ovulatórios são normalmente interrompidos apenas gravidez e amamentação.

A atividade ovulatória normal e a fertilidade são restauradas após gravidez e amamentação.

Porém, o estresse ou o exercício excessivo podem resultar em disfunção ovulatória que requer terapia. Além disso, ciclos anovulatórios freqüentemente ocorrem durante a fase da menopausa. Esta é uma parte esperada do ciclo de vida reprodutivo da mulher.

Método Billings e Fertilidade

A utilidade do MOB (Método de Ovulação Billings) em ajudar as mulheres a identificar os diferentes fases do ciclo de vida reprodutiva da mulher foi claramente demonstrado. É um método seguro e eficaz.

Assim, o MOB é uma ferramenta inestimável para ajudar as mulheres a identificar essas condições através da consciência da fertilidade.

Assim, podemos dizer que a auto consciência da fertilidade e infertilidade é um conhecimento importante que deve estar disponível para todas as mulheres. A mulher que conhece a própria padrões de muco é capaz de identificar os padrões de fertilidade e infertilidade.

Assim, conhecendo os diferentes períodos da vida de uma mulher pode-se correlacionar as mudanças dos padrões de muco com a fase atual da vida da mesma.

Texto retirado do artigo Transtornos de Fertilidade e o Método de Ovulação Billings® Escrito pela professora Pilar Vigil Portales via Organização Mundial do Método de Ovulação Billings



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *