Com o Método Billings eu posso adiar uma gravidez?

Muitos casais utilizam o Método de Ovulação Billings para adiar uma gravidez. Esse método, natural de planejamento familiar se baseia nas anotações diárias. 

Mas como isso funciona?

O corpo feminino, ao longo dos dias está sempre em constante mudança. 

As anotações permitem organizar e documentar de forma clara a observação dos eventos na que ocorrem na vulva, nos quais indicam o padrão de fertilidade ou infertilidade.

O padrão de fertilidade é um padrão que muda. 

Ou seja, o padrão de infertilidade é um padrão sem mudanças. Estes dois são conseqüências de padrões hormonais que controlam a sobrevivência espermática e concepção.

Portanto, a partir as observações diárias proporcionam informação confiável para adiar a gravidez.

Padrão Básico de Infertilidade

O Padrão Básico de Infertilidade é um padrão sem mudança e reflete inatividade ovariana. Nos ciclos longos é reconhecido por:

1- Secura sem mudança

2- vulva seca com uma pequena quantidade de muco que se vê e que é o mesmo a cada dia.

Por que isso acontece?

Os ovários estão em repouso. Muito pouco estrógeno está sendo produzido. A cérvix está fechada e não há penetração de espermatozóides.

Se o fluxo permanece o mesmo, dia após dia, por três ciclos, é um sinal de infertilidade. 

Assim, sente-se a vulva seca e o muco, que é o resultado de pequenos fragmentos que se desprendem da parte baixa do tampão, é pouco e opaco. Este padrão sem mudança de infertilidade é comum para muitas mulheres.

Adiar a gravidez com Método de Ovulação Billings

O conceito de Padrão Básico de Infertilidade é um elemento essencial do Método de Ovulação Billings. O reconhecimento deste padrão, sem mudança da infertilidade pré-ovulatória, permite liberdade para relações sexuais na fase pré-ovulatória.

O Padrão Básico de Infertilidade é um padrão sem mudança, observado por um período de pelo menos duas semanas. O que pode-se observar é a ausência de fluxo (secura vulvar) ou um fluxo sem mudança na vulva, que acompanha um nível baixo e constante de estrógeno. Além disso, pode-se observar a combinação dos dois exemplos citados acima, quando o fluxo permanece sem mudança, durante 2 semanas de observação e é interrompido por dias secos.

Assim, quando os estrógenos sobem suficientemente para causar uma resposta cervical, o padrão muda e significa possível fertilidade. O aumento e a queda dos estrógenos podem provocar uma resposta endometrial com sangramento, seja sangramento de rompimento ou de retirada.

Concluímos então que aplicando as Regras dos Primeiros Dias ao Padrão Básico de Infertilidade, é possível dizer, com segurança, que com o Método de Ovulação Billings é possível espaçar uma gravidez.

Quer conhecer as Regras do Método Billings? Clica aqui embaixo!